CAÇAPAVA e região

Plantio hidroponico em Caçapava!!!

DSCN4027Pequeno produtor, em vias de expandir sua área de plantio, o agricultor Rodolfo Braga possui instalações, na Estrada do Marambaia, preparadas para o plantio de alfaces hidropônicas, com áreas de germinação, berçário e crescimento, as quais, atualmente, abastecem mercados regionais, através da CEASA São José dos Campos.

Com as áreas de expansão, além de garantir o aumento da produção das alfaces, Rodolfo encontra-se em fase de testes com o plantio de rúcula e outras folhagens.

Atualmente, toda a produção no local, é destinado ao atacado, sem possibilidades de vendas no local a varejo.

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raizes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).

Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia. Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a ferti-irrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem caráter complementar.

Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte. No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca.

DSCN4023 DSCN4024 DSCN4025 DSCN4026 DSCN4027 DSCN4029 DSCN4030 DSCN4031 DSCN4032