A festa e a procissão de Corpus Christi 2017 em Caçapava!!!

DSCN9801#Mais uma belíssima realização das paróquias caçapavenses, a festa de Corpus Christi 2017, trouxe para a cidade, milhares de turistas que visitaram as ruas enfeitadas por voluntários, para receberem a procissão das 17 horas.

Ruas cheias, fizeram a alegria dos comerciantes ambulantes, deixando, no entanto, um vácuo para o comércio fixo, que historicamente, não aproveita a data para atrair o turista e melhorar o faturamento. Uma estratégia que deve e pode ser criada pela Associação Comercial.

Outra situação bastante interessante é que, no Vale do Paraíba, cresce vertiginosamente o número de cidades que enfeitam suas ruas para a festa de Corpus Christi, situação que, de imediato, já provoca queda no número de visitantes em Caçapava, que é uma das mais antigas e tradicionais, com seus tapetes de mais de 3 mil metros. Este ano, fala-se em 15 mil turistas pelas ruas da cidade mas este número pode ser bastante ampliado, mediante baixo investimento.

Talvez fosse o caso de se repensar o planejamento das áreas de apoio à festa, mediante comércio mais ativo, venda de materiais promocionais da festa e da cidade, restaurantes abertos e até mesmo a melhor distribuição dos ambulantes, em locais apropriados, que não atrapalhem o registro foto e vídeo gráficos do evento, como registramos na festa desta data.

Quanto à programação religiosa, embora a distância da procissão tenha aumentado consideravelmente, parece-nos que foi a decisão acertada, da procissão sair da Basílica de Santo Antonio, com parada na Matriz de São João Batista e finalização no campo do Padre da Igreja de São Benedito, uma vez que oferta ao turista, o contato com os tres maiores templos católicos da cidade.

De parabéns aos realizadores da Festa de Corpus Christi 2017 em Caçapava!