Ato solene homenageia o ex-combatente Cap. Enéas !!!

1Ao acompanhar as comemorações da Batalha de Fornovo em 2013, realizadas no final do mês de abril passado, oportunidade em que um reduzido número de expedicionários se fez presente, Mauricio de Queiroz (jcflores), editor chefe do jornal eletrônico Taiadaweb teve a idéia de prestar-lhes uma justíssima homenagem, que pudesse deixar registrado à posteridade, o grau de importância do feito heróico de homens que, como o à época Sgt. Enéas, o Sgt. Franklin Queiroz, o Sgt. Sodré, e muitos outros, com o risco da própria vida, lutaram para garantir a liberdade e a segurança do mundo, contra as forças nazistas!

O escolhido para receber as homenagens, foi o Capitão Enéas Sá de Araujo, 89 anos, 3º Sargento na época da campanha brasileira na Itália que, como comandante de pelotão do 6º Regimento de Infantaria de Caçapava, esteve na linha de frente, par e passo com o inimigo, protegido pelas trincheiras que levaram à morte muitos de seus comandados, inclusive um deles, que deixou marcas emocionais extremamente fortes, o Cabo Geraldo Martins Santana, cuja história é lembrada, com riqueza de detalhes, nesta entrevista-homenagem!

O Sargento Enéas acabou ferido, por estilhaço de granada que por pouco não o matou e que exigiu a habilidade de médicos dos hospitais de campanha americanos para que não tivesse seus movimentos e articulações prejudicados!

Assim, numa tarde qualquer do mês de Maio passado, compareceram à residência do Cap. Enéas, Mauricio de Queiroz do Taiadaweb, o Cel. RR João Marcus Falcão Sodré (consultor técnico do Taiadaweb e também filho de expedicionário), e a equipe de gravação, com Roberto e Euzébio, além de todos os equipamentos de filmagem, iluminação e som, onde toda a entrevista foi gravada, durante aproximadamente duas horas, reduzidas para cerca de 30 minutos após os cortes e edição, onde foram anexados vídeos, fotografias e fotos-montagem da campanha na Itália, tudo isto permeados por hinos militares, principalmente pela Canção do Expedicionário!

Foi acertado com o comando do 6º Bil Aer a data do dia 25 de Agôsto de 2013, Dia do Soldado, onde, durante formatura militar específica para a ocasião, aconteceria a solenidade de doação dos registros da entrevista, ao Museu da FEB, além de também ser presentado, o próprio Cap. Enéas, com uma cópia do material.

Nesta ocasião também, seria entregue uma comenda, na Câmara Municipal de Caçapava, ao Cap. Enéas, oportunidade em que seria entregue idêntico material, ao Prefeito de Caçapava Henrique Rinco, para compor o acervo museológico da municipalidade.

Não houve tempo, entretanto, para as solenidades previstas, pois a fatalidade nos encontrou no dia 8 de junho quando, lamentavelmente, por complicações relacionadas à incidente ocorrido na cidade, o Cap. Enéas veio a falecer, sem ver o resultado de nosso trabalho, transferindo à sua família, a tarefa de receber esta humilde homenagem que lhe destinamos!

E assim feito: uma cópia da gravação foi entregue ao Município de Caçapava, para o acervo do Museu Pedagógico Doutor José de Moura Resende, da secretaria de Cultura; outra para o Museu Ipiranga, do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) de Caçapava, e um terceiro para a família do homenageado. 

Presentes ao evento o prefeito Henrique Rinco, a secretária de Cultura, Silmara Diniz; o tenente-coronel  João Francisco Marques Medanha, subcomandante do 6º BIL, representando o comandante Coronel Jacaúna; as irmãs Edna e Edmeia Araújo, filhas de Enéas, o sr. Marcelo Bellato, Coordenador do Museu Roberto Lee, e o Dr. Luiz Antônio Araujo Pierre, sobrinho do homenageado.

2

3

4

5

O vídeo de que trata o assunto, está disponibilizado em:

http://youtu.be/Y49-WtOnWtE