CAÇAPAVA e região

Conversa de facebook: história mal contada!!!

foto aereaO prefeito de Caçapava, Fernando Diniz, lançou na tarde desta quarta feira, 13, nas redes sociais, em seu nome pessoal e político, o comunicado listado abaixo, o qual, com apenas algumas horas de exposição, e diante da indignação e revolta de vários usuários, acabou cancelando e apagando, sem maiores explicações.

Trata-se evidentemente de mais uma tentativa da atual administração municipal, de responsabilizar os vereadores, a administração municipal anterior e até mesmo os próprios munícipes, pela sua incapacidade gerencial de administrar os bens e as finanças municipais que, segundo o site e-transparência da Prefeitura de Caçapava, encontram-se equilibradas e não sofreram nenhuma queda significativas no período, que possam eventualmente justificar o estado de abandono em que a cidade se encontra, com problemas na coleta do lixo urbano, buracos por todas as vias, iluminação pública deficiente com milhares de lâmpadas da rede pública apagadas, várias obras municipais paralizadas, embora já com recursos financeiros disponíveis, além de outros problemas.

Vejam o teor do comunicado que o prefeito Diniz postou nas redes sociais e diante da intensa repercusão negativa por parte dos munícipes, acabou apagando:

“Hoje falarei de uma maneira clara e objetiva para a população de Caçapava que a nossa cidade não consegue mais sobreviver orçamentariamente e financeiramente sem um ajuste nas contas. A situação das cidades é crítica e a de Caçapava não é diferente. Não podemos mais conviver com a renúncia da receita oriunda da Contribuição da iluminação pública, que só no próximo ano, obrigará a retirada de mais sete milhões do orçamento para cobrir despesas de iluminação, indo na contramão do que permite a constituição federal. De onde cortar 7 milhões de um orçamento apertado sem comprometer serviços essenciais? Saúde, infraestrutura e segurança já estão no limite do possível. Recebemos do governo anterior 14 milhões de restos a pagar mais um compromisso de 30 milhões com precatórios. Ou seja, não temos mais como retirar recursos do orçamento. Chamarei novamente os vereadores para conversar a respeito e os que tiverem compromisso com a cidade reverão sua posição. Caçapava precisa de união para avançar.”

Não chega a surpreender a inconstância por parte da atual administração que, embora tenha participado de umas doze ou mais reuniões de transição governamental com o então prefeito Henrique Rinco, ocasião em foi informado, de forma completa e consistente, de toda a real situação municipal, inclusive e principalmente no que diz respeito aos aspectos financeiros, insiste o atual prefeito Diniz em insinuar que recebeu do governo anterior “14 milhões de restos a pagar mais um compromisso de 30 milhões com precatórios”, ao arrepio do documento Demonstrativo Orçamentário abaixo, que apontam, na verdade, incontestável superávit de R$ 4.822.141,03 (Quatro milhões, oitocentos e vinte e dois mil, cento e quarenta e hum Reais e tres centavos), conforme matéria publicada no taiadaweb em 28 de Janeiro de 2017. (https://www.taiadaweb.com.br/confirmado-rinco-deixou-superativ-orcamentario/

balanc10001Além disto, a insistência da atual administração, em tentar culpar o governo do ex-prefeito Rinco, pela existência de precatórios, chega mesmo a ser um desafio à inteligência do eleitor e do munícipe, sabedor de que, na verdade, isto é decorrente de situação legal, cuja data de pagamento, foi determinada pelo Tribunal de Justiça, nada tendo a ver, portanto, com a administração do sr. Henrique Rinco.

Por fim, estranha-se que o prefeito Diniz, tenha tramatizado de tal forma a situação de nossa cidade visto que, durante este primeiro ano de sua administração, tenham ocorrido tão somente duas ou tres obras municipais apreciáveis, sendo uma (a reconstrução da galeria de águas da marginal da Dutra frente à Sabesp – até hoje em fase de obras), a outra, o inapropriado e ineficiente corte do traçado da rotatória perto do túnel sob a via Dutra – Av. Brasil, que resultou na quebra de uma adutora de água da Sabesp), além de pequenas reformas civis em algumas escolas e remendos em buracos críticos no asfalto de algumas ruas!

Não se pode aceitar que nossa cidade está à beira do abismo, quando nossos municípios vizinhos, enfrentam a crise com equilíbrio e sensatez, embora também estejam sentindo os efeitos da crise. Dificil de se acreditar que Caçapava atravessou um ano inteiro, com um secretário de Indústria e Comercio completamente desconhecido, que não apresentou nenhum projeto, nenhuma proposta, nenhuma tentativa de abrir novos mercados à cidade, trazer algumas indústrias e empresas comerciais de porte que pudessem alavancar a crise de emprego na cidade, além de melhorar o nível da arrecadação municipal e consequente do giro financeiro indispensável para a superação da crise.

Tudo explicadinho? Então vamos trabalhar melhor, com um secretariado formado por gente competente, preferencialmente residentes natos, possuidores de maior poder de observância aos problemas locais e, aí sim, com mais eficiência, levantar a cidade! Gente de fora só quer saber de salário, dane-se a cidade!

2 thoughts on “Conversa de facebook: história mal contada!!!

  • Enzo

    Votamos no Sr. Fernando Diniz para que Trabalhe, use nosso orçamento, que é gordo, de maneira eficiente (R$ 200 milhões anuais)

    O Sr. Fernando Diniz está na zona de conforto. Não quer arregaçar as mangas?

    Fazer acontecer dá trabalho, não é? reduzir custos sem afetar qualidade dos serviços demanda planejamento e muito trabalho?

    Coitadinho do prefeito!! pagamos R$18 mil reais de salário pro Sr. fazer esses 200 milhões de orçamento atenderem nossa cidade e o ele ta achando pouco… tadinho dele!!!

    O Sr. quer é empurrar seu problema , seu trabalho, à população caçapavense?? Cobrando mais tributos???!!!! ah tah!!! vai trabalhar!!!

    Há inúmeras saídas administrativas para melhorar a eficiência de gastos.

    Rídicula e risível a afirmação que o Prefeito postou:
    ” De onde cortar 7 milhões de um orçamento apertado sem comprometer serviços essenciais?”

    É o atestado de falta de preparo .

    Trabalhe mais sr. prefeito, exemplos de eficiência na Adm. Pública são abundantes. Trabalhe, honre os 13 mil eleitores que confiaram ao Sr a tarefa de Administrar nosso Dinheiro. honre os salarios do seu secretariado, dos comissionados e dos 18 mil que pagamos ao Sr!! Trabalhem!!

    . O tamanho do chororô só faz reforçar a ideia de que essa prefeitura carece de especialização e de vontade de trabalhar.

    • jcflores

      Excelente, sr. Enzo!

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