GERAL

Cruzeiro: falta dágua atinge a cidade !!!

cidade-de-cruzeiroA cidade de Cruzeiro reza para começar a chover. Após seca no rio Batedouro, responsável por fornecer 67% da água consumida na cidade, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) decretou estado de emergência por tempo indeterminado, além de introduzir multa para quem desperdiçar água.

A situação é considerada crítica ao ponto de exigir um racionamento no fornecimento de água durante a madrugada. “O deficit é grande e não há como abastecer todo mundo o tempo todo, sobretudo nas regiões mais altas da cidade”, disse Maximiliano Rubez, diretor do Saae.

Bairros como Morro dos Ingleses, Vila Ana Rosa e Lagoa Dourada já estariam sendo afetadas pela falta de água. “O estado de emergência é para conscientizar os moradores da necessidade de não desperdiçar. É isso e rezar pelas chuvas”, afirmou Rubez.

Segundo ele, a demanda do município exige a captação de 240 litros de água por segundo, volume que foi reduziu para 180 l/s em razão da estiagem no rio.

Hoje, segundo o presidente da Câmara de Cruzeiro, Diego Miranda (PSDB), que integra o grupo de oposição à prefeitura, a cidade só conta com reserva para “quatro horas de água”. Ele disse que, além da seca, o problema se agravou pela falta de investimento nas redes de captação, reserva e distribuição. “É um erro da administração dos últimos 10 anos. Nada foi feito e agora pagamos um preço caro pela falta de investimentos”, afirmou o tucano.

Rubez admite a necessidade de investimentos em estrutura, mas minimiza a questão diante da seca: “Nunca vimos como essa”.