Dia 26 de Outubro: os 115 anos do Ministro José de Moura Resende !!!


Ministro José de Moura Resende, discursando em Caçapava em 1940
No próximo dia 26 de Outubro, quarta feira, comemoram-se os 115 anos do ilustre caçapavense Ministro Dr. José de Moura Resende, nascido em Caçapava em 1896, na casa 212, esquina da Rua Capitão João Ramos com a Rua 13 de Maio. Era filho de José Maria Resende e de Dona Maria Augusta Moura Resende. Foi casado com dona Davina Pinheiro Moura Resende, com quem teve um filho, o Dr. José de Moura Resende Filho, engenheiro arquiteto e grande artista.

Ao lado do Ministro da Justiça Francisco Campos e do interventor de SP, Adhemar de Barros
Em Caçapava viveu a sua juventude. Estudou as primeiras letras com o Prof. Lindolfo Machado, de quem guardou exemplos e conselhos. Em 1907 instalou-se o Grupo Escolar “Rui Barbosa”, onde “Juca” Resende, se matriculou e tirou o diploma do 4º ano, na primeira turma daquele estabelecimento.
Fez o curso de Humanidades do Ginásio Nogueira da Gama em Jacareí, curso que concluiu com brilhantismo. Depois, diplomou-se pela Escola de Comércio “Alvarenga Penteado”, na capital, ingressando depois, na Faculdade de Direito de São Paulo, onde, em 1919, recebia o diploma de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.
Logo que se formou, propenso à politica como era, fundou aqui um partido de oposição aos políticos então dominantes. Foi Delegado de Polícia de Ibiúna.  De volta à Caçapava, com sua palavra fluente e brilhante, impôs-se à opinião pública, galgando quase todos os postos da Administração Municipal e Estadual. Foi Promotor Público nesta comarca. Foi vereador eleito e reeleito de Janeiro de 1923 a Janeiro de 1926. Foi prefeito de Janeiro de 1926 a Outubro de 1930. Como Deputado Estadual, ajudou a elaborar a Constituição de 1935.
Em 1938 foi nomeado Diretor do Departamento Estadual do Trabalho, a seguir foi Secretário de Justiça do Governo, substituto eventual do interventor Federal em São Paulo, Dr. Adhemar de Barros.
Foi membro do Conselho Deliberativo do Estado, no governo de Macedo Soares. Foi Deputado Federal, Secretário da Educação em 1950 e 1954. Foi Ministro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo onde, à pedidos, se aposentou em 1965. Faleceu em São Paulo em Dezembro de 1965 e foi sepultado no Cemitério de Caçapava.

Inauguração do Aero-Clube de Pindamonhangaba, juntamente com o Dr. Adhemar de Barros
O Ministro José de Moura Resende, amou  sua terra natal, foi um benfeitor de Caçapava, tem seu retrato no Fórum local e dois bustos em bronze, um deles na Praça da Bandeira, onde se lê: “Justa glória aquele que pelo trabalho e honradez, merece a gratidão!” e outro na Escola Estadual que trouxe para esta terra, onde se lê: “aquele que plantou uma escola, continuará, como a luz, através das gerações!”
Dr. Moura Resende criou em Caçapava, o Ginásio Estadual, hoje Escola Estadual “Ministro José de Moura Resende”, criou também a Escola Normal, o Ginásio Industrial, o Fórum, o Grupo Escolar Lindolfo Machado, o Banco do Estado de SP, o Gabinete Dentário do Ginásio Estadual “Rui Barbosa”. Foi baluarte da Casa da Criança, do Hospital Nossa Senhora da Ajuda e de várias obras assistenciais, para as quais conseguia verbas estaduais.
Dr. Juca Resende foi um grande amigo do nosso povo!
Homenagem ao Dr. Juca Resende, através de um busto (à direita) na Praça da Bandeira!

Em Caçapava, a Secretaria de Cultura mantém, no Centro Educacional Cultural e Esportivo José Francisco Natali,  na Av. Dr. José de Moura Resende, 475, Vera Cruz, as instalações do Museu Histórico e Pedagógico José de Moura Resende, com a exposição de objetos e documentos pertencentes ao Ministro, além de mobiliário e outras peças, de época, doadas por munícipes!
O Museu pode ser visitado, de Segundas às Sextas Feiras, no horário das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, para visitas individuais. Para escolas e grupos, agendamento com Srta. Iara, no fone 3652-9222 ou 3652-9238