EPG Ruy Barbosa: Projeto no Condephaat desde 2009!!!

rui novo rui velho“Hoje iniciamos estudos do projeto de restauração do grupo Ruy Barbosa e da comemoração do seu aniversário de 110 anos. A verdadeira identidade de um povo está na sua Cultura!”

A frase, sem autor definido, grafada em comentário  numa rede social da internet, logo abaixo de uma foto onde se apresentam o prefeito Fernando Diniz, o Secretário de Obras Nei Giovanelli e a Secretária de Educação Daniela Raro Pina, dentre outros, declina a autoria mas deixa uma esperança, que não é exclusividade deste governo e sim de todo o povo caçapavense, já de longa data, o dar as mãos para salvar este belíssimo momumento arquitetônico!

Entretanto, em razão de questionamentos surgidos entre os leitores do taiadaweb, que sentiram-se em dúvidas quanto à propriedade do prédio em questão, e para que o assunto seja perfeitamente entendido, cumpre-nos informar que o prédio da Escola Ruy Barbosa, é de propriedade do estado de São Paulo, estando tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio  Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

Esclareçemos também, que JÁ EXISTE, no referido órgão, um projeto de restauração que foi apresentado originalmente em 2009, e encontra-se em fase de avaliação, conforme abaixo

número do projetoA condução deste projeto, originalmente apresentado em 2009, foi objeto de grandes esforços do ex-secretário de Educação Sr. Nei Sanita e também do ex-prefeito Henrique Rinco, no sentido de urgenciar a aprovação e a execução dos trabalhos de restauração, situação que, infelizmente, não foi possível, dado à necessidade de serem cumpridas a várias etapas do processo de avaliação.

Que fique então registrado, que o projeto de restauração do Grupo Escolar Ruy Barbosa já existe, desde 2009, cuja aprovação e execução dos trabalhos, foi bastante cobrada na administração anterior, encontrando-se ainda hoje, na ordem do dia do Condephaat.

Muito bom que a atual administração também tenha a intenção de fortalecer a corrente caçapavense em prol do restauro das instalações do Grupo Escolar Ruy Barbosa. Ainda mais considerando-se que as despesas correrão por conta do estado, sem gastos para o município, não é?

Aos pareceres Técnicos:

1 2 3 4 5 6Apenas para constar, o projeto arquitetônico do Grupo Escolar Ruy Barbosa, é cópia fiel de um  projeto identico, feito pelo governo do Estado de São Paulo, que atendeu a várias cidades, conforme pode ser visto abaixo:

EEPG Ataliba Leonel em Piraju, SP

EEPG Ataliba Leonel - Piraju

EEPG Dr. Jorge Tibiriçá, em Bragança Paulista, SP

EEPG Dr Jorge Tibiriça - Bragança PaulistaEEPG Dr. Jorge Tibiriça 2, Bragança Paulista, SP

EEPG Dr Jorge Tibiriça 2 - Bragança PaulistaEEPG José Inocêncio da Costa, Matão, SP

EEPG José Inocencio da Costa - MatãoEEPG Vaz de Caminha, Iguape, SP

EEPG Vaz de Caminha - IguapeEEPG Dr. Alfredo Pujol, Pindamonhangaba, SP

EEPSG Dr Alfredo Pujol - PindamonhangabaEEPG Dr. Alfredo Pujol 2, Pindamonhangaba, SP

EEPSG Dr Alfredo Pujol 2 - Pindamonhangaba