CAÇAPAVA e regiãoFEB

General Adhemar: despedindo-se da vida militar !!!

DSCN9920General Adhemar, Prefeito Rinco, Vice prefeito Jairo e Secretário de Finanças João Batista.

Uma justíssima homenagem foi prestada ontem, 2, na sede do Clube dos Subtenentes e Sargentos da Guarnição de Caçapava, ocasião em que o General de Brigada Rolemberg Ferreira da Cunha recebeu para um jantar o General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, que se encontra em vias de seguir para a reserva do Exército.

Presentes além do General de Exército João Camilo Pires de Campos, Comandante Militar do Sudeste, do General de Divisão Carlos dos Santos Sardinha Comandante da 2ª Divisão de Exército, do General RR Mário Antonio Ramos Antunes e outros oficiais da reserva, o Prefeito Henrique Rinco e seu Vice Dr. Jairo Junqueira, o Juiz Federal Dr. Ricardo Braga Mont-Serrat, da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB,  familiares do General Adhemar e membros da sociedade local, que foram prestigiar um de nossos mais ilustres caçapavenses.

Emocionado, o General Adhemar e seus convidados, assistiram um vídeo retratando momentos especiais da vida da família Costa Machado em Caçapava, com ótimas lembranças da infância e da ascensão de seu filho mais ilustre, rumo à gloriosa carreira no Exército e na vida pública!

Em resposta e agradecendo as palavras do General Cunha, o General Adhemar, com seu jeito particularmente simpático e acolhedor, lembrou alguns fatos ocorridos durante sua estada e moradia em Caçapava, sinalizando a possibilidade de voltar a residir aqui. Despedindo-se com um fraterno abraço entre os presentes, o General Adhemar convidou a todos para participar do jantar!

O General Adhemar, legítimo caçapavense, o primeiro bebê nascido na maternidade do Hospital Nossa Senhora dAjuda de Caçapava, que exercia as funções de chefe do Estado Maior do Exército em Brasília, estave à frente do Comando Militar do Sudeste (CMSE), com sede em São Paulo. Nascido em Caçapava (SP), general ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1970. Entre os cargos ocupados pelo militar ao longo da carreira, destaca-se o comando do 3º Contingente de Força de Paz, em Angola, e por ser possuidor da Medalha do Esquadrão Tenente Vaz e filho do famoso General de mesmo nome  e que empresta seu nome ao pátio do Batalhão da Guarda Presidencial. Seu pai foi também Chefe do DEP, hoje, Departamento de Educação e Cultura do Exército (Gen Ex Adhemar da Costa Machado: 1985 – 1986).

Além da ligação militar do homenageado com a cidade, há também a ligação afetiva, conforme o próprio explicou, eis que seu avô, quando sargento, foi desligado do exército, em 1932, por ter lutado por São Paulo na revolução constitucionalista (de julho a outubro) daquele ano. Três anos depois, foi indultado e reincorporado ao exército. “Foi Caçapava que ele escolheu para recomeçar a carreira militar”, disse o general.
 
Na cidade, viveu seu pai, que depois veio a casar com sua mãe, também de Caçapava, além dele próprio que aqui viveu boa parte da infância. Formado pela AMAN (Academia Nacional das Agulhas Negras), fez questão de iniciar a carreira como oficial em Caçapava. “Foi nesta cidade que eu me forjei oficial militar”, enfatizou, encerrando seu discurso.