CAÇAPAVA e região

Geração de empregos: Jacareí ou Caçapava ???

CheryO prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota, comemora, nesta data, a inauguração da fábrica da montadora chinesa de veículos Chery no Brasil, que resultou na geração de 250 empregos e expectativa de aumento na arrecadação municipal, anunciando que, pelo menos duas empresas já manifestaram interesse em se instalar na cidade, iniciando um polo de fornecedores de peças e utensílios para veículos!

De fato, extremamente relevante a abertura de 250 empregos nestes tempos de crise que o setor automobilístico sinaliza, com paralisações na GM, Wolks e Ford, mas a sociedade esperava muito mais, por parte desta nova montadora afinal, não se vislumbra no espaço industrial brasileiro, outra montadora com o nível de empregos anunciado pela Chery, mesmo considerando-se a hipótese de ser início de produção e coisa e tal.

Para uma análise mais direta e sem quaisquer outro tipo de referendo, em Caçapava, a inauguração de um restaurante com posto de abastecimento, às margens de rodovia estadual de grande movimento, gera cerca de 130 empregos diretos e outros 450 indiretos, embora as expectativas de geração de receitas municipais seja, em tese, infinitamente menor que as da montadora Chevy.

Mas, o que se vislumbra nestes tempos de vacas magras, é a participação das empresas, no contexto social no meio em que se instala e onde pretende criar bases sólidas para geração de lucro. Que espécie de comprometimento as empresas oferecem, como forma de justificar sua incessante busca pelo lucro, a não ser a missão de participação direta na evolução do meio social em seu redor, não é?

A bem da verdade, o Prefeito de Caçapava Henrique Rinco e o povo taiada, é que devem estar comemorando a abertura destes novos empregos na cidade, criados por empresa idonea, gerida por grupo empresarial sólido e de renome nacional, que inicia sua missão de busca pelo lucro, comprometido com a realidade local e social do espaço em que agora se integra!