Metas da odontologia de Caçapava!!!

xexeo ceoA Divisão de Assistência Odontológica é o órgão da Secretaria de Saúde de Caçapava, responsável pela prestação da assistência odontológica aos munícipes e, para tanto, conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no Postão da Vila Antonio Augusto, e com equipes de saúde bucal em 7  PSF’s ( Programa da Saúde da Família), além de equipes em 6 escolas do município.

O Chefe da Divisão de Assistência Odontológica é o Dr. Dirceu de Oliveira Leite Junior, que informa ter o órgão, além do atendimento odontológico aos munícipes, o principal objetivo de alcançar metas voltadas às ações de  prevenção de cárie e doença periodontal, contando, para tanto, com equipe especialmente treinada para a tarefa, com uma Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) atuando junto as 4 Creches do Município e 3 ASBs atuando junto as escolas fazendo escovação supervisionada, atingindo 14.000 alunos da rede municipal de educação.

Em relação aos recursos humanos disponíveis, a Divisão tem como meta a educação permanente e continuada, buscando desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico de seus profissionais, através de cursos e palestradas ocorridas neste ano, tais como:

- Capacitação em Urgências em Odontologia, em março;

- Humanização na Saúde, em junho;

- Anestesias Odontológicas e terapêutica medicamentosa, em Setembro;

- Hands on Ionômetro de Vidro, em Outubro.

Com tal equipe, espera o Dr. Dirceu reduzir, ainda mais, os tempos de espera para início de tratamento que hoje é de poucos dias (alguns casos, sem filas) a até 4 meses, no caso de Endodontia e 9 meses no caso de prótese total, em decorrência dos processos de compra de material e preparo das próteses em laboratório.

Produção Odont

* Números relativos ao 2º quadrimestre de 2013

Outro assunto que também preocupa o Dr. Dirceu e já está sendo objeto de estudos para regularização, é o grande número de faltas às consultas odontológicas, sem motivo justificado o que, além de atrapalhar o planejamento de atuação dos profissionais, provoca a extensão dos tratamentos por períodos extremamente longos, que dificultam a recuperação dos pacientes.

xexeo consultorio criançasSegundo o Dr. Dirceu, para o ano de 2014 encontra-se planejada a reativação do atendimento de Odontopediatria, a contratação de mais um Periodontista (tratamento das doenças gengivais) e possivelmente uma unidade móvel para atendimento nos bairros mais distantes.

Ainda como forma de garantir a melhoria das condições odontológicas de nossa população para o futuro, pretende, como ação preventiva:

- desenvolver ações preventivas junto aos mutirões realizados pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social;

- atenção especial á Vila Menino Jesus, cujo atendimento atualmente é deficitário em relação às necessidades da população ali residente.