GERAL

Taubaté nega arma para Guarda Municipal !!!

Guardas municipais de Taubaté durante período de treinamento no Batalhão da PM. Foto: Divulgação

Guardas municipais de Taubaté durante treinamento no Batalhão da PM.

A Guarda Municipal tem que ter arma não letal, pistola de choque e spray de pimenta para defesa pessoal

Com a promessa de regulamentar a Guarda Municipal, a Prefeitura de Taubaté descartou o uso de arma de fogo pela categoria. Para o prefeito Ortiz Junior (PSDB), a corporação deve usar o armamento não letal para defesa pessoal e do patrimônio. “De jeito maneira (uso de arma de fogo).

A Polícia Militar é armada, a Polícia Federal é armada, a Polícia Civil é armada. A Guarda Municipal tem que ter arma não letal, pistola de choque e spray de pimenta para defesa pessoal. A Guarda Municipal é um apoio à PM, à prefeitura, à proteção dos patrimônios municipais”, disse.

Atualmente, Taubaté conta com 230 guardas municipais. “Não quero uma guarda municipal para matar taubateano, preciso de uma Guarda Municipal para proteger e dar apoio, com arma não letal. Que não fira. Vai mobilizar, dispersar, mas não vai ferir”, completou.

De acordo com a secretaria de Segurança Pública de Taubaté, o projeto que prevê a regulamentação da guarda define pontos como o plano de carreira, promoção, código disciplinar, folgas e aposentadoria, uso de armamento não-letal e tonfa, melhorias no fardamento e treinamentos.

Em 2014, a Guarda recebeu treinamentos da PM e 50 Sparks (arma elétrica não letal), 150 frascos de spray de pimenta (espuma e gel), dois carros e duas motos, por meio do programa do governo federal “Crack, é possível vencer”.