GERAL

Tomar vinho faz bem???

vinhoUm dos principais propagadores das propriedades medicinais do vinho foi Hipócrates (450 a.C. a 370 a.C.), considerado o pai da medicina  ocidental. Ele receitava a bebida pura como complemento nutricional, contra febre, diurético, laxante, anti-séptico e cicatrizante de feridas.

Baseado na observação, Hipócrates catalogou diferentes tipos de vinhos, descreveu suas propriedades e determinou em quais circunstâncias cada variedade da bebida deveria ou não ser receitada. Ele notou que a levedura e o açúcar presentes nos vinhos novos causavam irritação ao trato gastrointestinal e que os brancos eram mais diuréticos, por exemplo. Em seu ensaio sobre ferimentos, Hipócrates escreveu que todo o sangue das feridas deveria ser removido com um pano molhado no vinho antes da aplicação do curativo. Por meio de seu método de experimentação e observação, descobriu que substâncias presentes no vinho, que hoje, já se sabe, são os polifenóis e o álcool, funcionavam como anti-sépticos.

Muitos médicos aconselham seus pacientes a beberem uma taça de vinho tinto por dia, porque faz bem para saúde. O vinho é saudável quando bebido em quantidade apropriada, que segundo os especialistas é uma taça por dia, mas fique atento, pois não se trata de qualquer vinho, somente o vinho tinto. Concluíram isso após vários estudos, afirmando que uma taça de vinho por dia ajuda a prevenir muitas enfermidades cardiovasculares, tantos nos homens  como nas mulheres.

Estes são os benefícios que já foram confirmados sobre o consumo de uma taça de vinho por dia:

  1. Reduz o risco de falecimento por diversas causas: na Europa, as pesquisas científicas afirmam que o consumo de 22 a 32 gramas de álcool por dia tem um efeito “protetor” sobre a saúde, evitando a morte por várias causas. Na Dinamarca, França e Inglaterra afirmam que se for consumido moderadamente é melhor que a cerveja ou outras bebidas alcoólicas.
  2. Minimiza os efeitos do cigarro: O vinho serve para reduzir os danos causados pelo tabaco nos vasos sanguíneos, seja por provocar o relaxamento ou a vasodilatação dos mesmos. Sobretudo, produz efeitos positivos no endotélio (uma camada de células que reduzem a fricção entre os vasos linfáticos e sanguíneos) mas, principalmente, sobre o coração.
  3. Previne doenças cardiovasculares: é um dos benéficos mais conhecidos do vinho tinto, sempre quando consumido em quantidade adequada e com regularidade. Os cientistas dizem que o vinho tinto reduz a possibilidade de ocorrência de doenças coronarianas, reduzindo a produção do colesterol “mau” e aumentando a produção do “bom”.
  4. Possui efeitos anticoagulantes e antitrombóticos: isto não se consegue bebendo apenas diariamente, mas foi detectado que mesmo os consumidores esporádicos apresentam menor quantidade da proteína fibrogênica, que promove a formação de coágulos de sangue.
  5. Previne o aparecimento da arteriosclerose: uma das enfermidades causadas pela degeneração das artérias. O vinho permite neutralizar os seus sintomas e até impedir o seu aparecimento. A arteriosclerose ocorre quando os vasos sanguíneos perdem a sua capacidade de relaxar. O álcool desta bebida ajuda os vasos a permanecerem saudáveis graças à formação de óxido nítrico, substância fundamental no relaxamento vascular.
  6. Equilibra a pressão arterial: como já se sabe, o consumo excessivo de álcool provoca hipertensão arterial, mas beber uma taça de vinho (250 ml) ao dia produz o efeito contrário, porque abaixa a pressão, logo após a refeição, nas pessoas que sofrem deste mal.
  7. Reduz a formação de cálculos renais: A ingestão diária de vinho tinto diminui o risco de desenvolvimento de pedras nos rins.
  8. Evita o aparecimento do Mal de Alzheimer: os estudos científicos demonstraram que o resveratrol (uma substância do vinho tinto) produz efeitos neuro protetores, ajudando no combate ao desenvolvimento deste mal.
  9. Doenças respiratórias: Experimentos recentes têm demonstrado que o vinho é mais eficaz que alguns antibióticos modernos para reduzir as chances de uma infecção pulmonar.
  10. Doenças do aparelho digestivo: O consumo moderado de vinho está associado a uma menor incidência de úlcera péptica por uma série de razões: alívio do estresse, inibição da histamina, e ação antimicrobiana contra o bactéria implicada na gênese da úlcera duodenal. Por atuar sobre o colesterol, também reduz as chances de formação de cálculos no interior da vesícula biliar.
  11. Doenças do aparelho urinário: Estudos mostram que por estimular a diurese, o vinho é capaz de reduzir em até 60% o risco de formação de cálculos urinários.
  12. Sangue e anemia: Um copo de vinho tinto contém, em média, 0,5mg de ferro. E o álcool ajuda o organismo a absorver melhor o ferro ingerido nos alimentos.
  13. Ossos: O consumo de pequenas quantidades de vinho é capaz de melhorar a densidade óssea, reduzindo as chances de osteoporose.
  14. Visão: O vinho reduz a degeneração macular, que é causa comum de cegueira em idosos.
  15. Câncer: Alguns estudos populacionais mostram uma redução da mortalidade por doença coronária e por câncer em bebedores comedidos de vinho. Homens que consomem vinho, sensata e regularmente, têm menor chance de desenvolver Linfoma não Hodgkin. Pesquisadores estudam também sobre a possibilidade de que os antioxidantes presentes no vinho possam prevenir alguns tipos de câncer.

Entre outras vantagens do vinho, destacam-se:

– Previne a demência;
– Reduz o risco de padecer de artrite reumática;
– Previne a gripe e os resfriados;
– Reduz a possibilidade de sofrer de câncer de garganta;
– Ajuda a nos manter despertos e acordados;
– Auxilia na digestão;
– Melhora a circulação sanguínea;
– Reduz os ricos de padecer de diabetes;
– Previne o envelhecimento prematuro das células da memória;
– Promove uma melhora nos casos de varizes;
– Evita o câncer de próstata;
– Favorece a absorção das proteínas;
– Melhora a pele;
– Ajuda na visão e previne doenças como a retinopatia diabética;
– Reduz a dor e os males das hemorroidas;
– Diminui as alergias por suas propriedades anti-histamínicas;
– Evita a formação de coágulos de sangue.

E ai? Já tomou sua taça de vinho hoje?