Unidade Móvel de Automação capacita gratuitamente !!!

0d2e397b-c659-4ac6-bacc-0b0faa5503e0Caçapava será contemplada com o programa estadual Via Rápida Emprego, através da unidade móvel de Automação Industrial. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT) confirmou para o mês de junho a chegada da unidade móvel (carreta) do Via Rápida Emprego na cidade.
A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação e da Coordenadoria do Ensino Profissionalizante, firmaram parceria com o governo do estado, no último dia 04/05, em São Paulo, na CETTPRO – Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, para a oferta de cursos gratuitos, e os primeiros a serem ofertados serão através da unidade móvel.
O veículo, equipado com sala de aula e laboratório de capacitação, vai oferecer formação profissional na área de automação industrial. No interior da estrutura móvel serão executados três cursos gratuitos: “Sistemas de Automação e Controle” (manhã, das 8h às 12h); “Redes para Automação Industrial” (tarde, das 13h às 17h) e “Aplicação em Acionamento Industrial” (noite, das 18h às 22h).
A carreta tem capacidade para atender turmas de até 20 alunos e, no total, estão disponíveis 60 vagas. As capacitações terão duração de um mês (100 horas), com aulas ministradas de segunda a sexta.
Para auxiliar no ensino prático, a unidade conta com dispositivos de classificação de peças e controle de temperatura, aparelhos multimídia, conjunto para estudo de redes, além de bancadas didáticas com simuladores de sistemas que mostram a programação interna de um portão eletrônico, de um semáforo e até um elevador de quatro andares. O ambiente é similar ao encontrado por profissionais que atuam no setor.
A carreta ficará instalada no interior da Escola Ruth Sá, localizada na Rodovia João do Amaral Gurgel, 290 – Parque Residencial Maria Elmira.
Como Participar
As inscrições já estão disponíveis e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Programa: www.viarapida.sp.gov.br
Para acessar as oportunidades é necessário digitar na barra de busca o nome da cidade, selecionar a opção desejada e preencher o cadastro. Os cursos ministrados na unidade móvel estão previstos para começar na segunda quinzena de junho.
Para quem não acesso à internet, as inscrições podem ser feitas nas unidades do Acessa SP, no centro (Ladeira São José, ou na Praça Luiz Galdini, 150 – Piedade) ou no Complexo Educacional “Prof. Edison de Freitas Ramalho”, localizado na Rua André Santos de Oliveira Lima nº 15, na Vila André Martins
Os participantes selecionados serão convocados por meio de carta oficial ou e-mail.
Sobre o Via Rápida Emprego
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.