GERAL

Caraguá: destruída pela tragédia !!!

Assista a um compacto dos acontecimentos ocorridos em 18 de março de 1967, onde escorregamentos de terra soterraram várias partes do município de Caraguatatuba (SP), causando mortes, destruição e uma calamidade sem igual. Personagens que viveram essa catástrofe relatam suas experiências com depoimentos comoventes além de imagens da época. Até hoje as autoridades não conseguem informar exatamente o número de mortos nesta lamentável ocorrência havendo, no entanto, números extra-oficiais, que dão conta do desaparecimento de mais de 1.500 pessoas.

Na época, o editor chefe do taiadaweb foi designado pelo jornal em que trabalhava, para ir até Caraguatatuba, com a finalidade de fazer algumas fotos para a grande imprensa de SP e, depois de ter chegado a pé, partindo de Paraibuna e após 10 dias no local, presenciàmos a cidade totalmente destruída pela lama, pontes arrazadas, prédios públicos destruídos, falta de água e alimentos, além da dificuldade de atendimento aos feridos. A única possibilidade de saída imediata da cidade, era pela atiga Estrada Caraguá-Ubatuba e mesmo assim com muita dificuldade pois a estrada não era pavimentada. Após uma semana do ocorrido, o Exército, através do 2º Batalhão de Engenharia, conseguiu montar uma ponte, por onde a população podia atingir o porto de São Sebastião, para poder sair da área de risco.

Uma visão tétrica e bastante realista da tragédia, que pode ser vista neste vídeo, descontadas as inoportunas e abomináveis interrupções comerciais próprias da época.