CAÇAPAVA e região

Educação ambiental do Japão para Caçapava!!!

1Um nova comitiva japonesa, formada por representantes da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) se reuniu com o prefeito Henrique Rinco, e com o Secretário Municipal de Educação, Sidnei Sanita, para dar continuidade às próximas etapas do Projeto para Melhoria da Liderança em Educação Ambiental aos Docentes das Escolas de Ensino Fundamental do Município de Caçapava, criado em parceria entre o Município de Caçapava, JICA e a SIC (Shimane International Center). Também participou do encontro, que aconteceu na terça-feira, 9, o Coordenador Geral do Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico da Moçota, Márcio Rocha Souza.

O projeto é financiado pelo governo japonês por meio da JICA, agência intermediadora do governo, e foi firmado um convênio com a secretaria de educação de Caçapava. A visita de seus representantes dá continuidade ao programa ambiental destinado à rede municipal caçapavense, iniciado em junho do ano passado.

As visitas dos membros da JICA e da SIC permitem levantamento de campo para adaptar o modelo japonês de educação ambiental às necessidades de Caçapava.

O programa é inédito e é a primeira vez que o governo japonês promove um projeto neste formato fora do país.

A comitiva também esteve no Centro de Educação Ambiental Parque Ecológico da Moçota para entrevistar o grupo de professores que vai estudar no Japão a convite do governo japonês.

Os educadores da rede municipal de Caçapava, Brenda Valério, Valéria Rosendo, Milena Ferreira Botan, Renata Sbruzzi e Márcio Rocha foram selecionados para participar do curso de capacitação de educação ambiental na província de Shimane, região de Chugoku na ilha de Honshu, a maior do arquipélago japonês.

O critério para a escolha desses profissionais foi o trabalho desenvolvido ao longo dos dois últimos anos e o comprometimento destes no que se refere à projetos de educação ambiental na rede pública de ensino.

Os caçapavenses embarcam dia 4 de julho, com previsão de retorno no dia 24 de julho. O curso de educação ambiental, com ênfase no tema água, vai formar multiplicadores em educação ambiental do ensino fundamental.

Em dezembro, uma nova comitiva do Shimane visita Caçapava para oferecer curso aos professores de educação fundamental I da rede pública de ensino.

Shimame é referência na área de educação ambiental devido ao material didático desenvolvido pela Shimane University que apresenta versatilidade e pode ser usado em toda etapa de ensino. A província também é conhecida mundialmente pela obra “Secret of the Earth”, escrita pela já falecida Aika Tsubota aos 12 anos de idade, quando era estudante da província de Shimane. A obra ganhou prêmio Global 500 da ONU (Organização das Nações Unidas) e já foi traduzida para mais de 11 idiomas.

O projeto entre Shimane e Caçapava teve sua primeira atividade com a visita de três especialistas japoneses para fazer pesquisa de campo em setembro do ano passado. O convênio entre Caçapava e a província japonesa foi assinado em junho de 2014 e deverá ser concluído no ano que vem.

2 35 68 9 10 11